domingo, 28 de março de 2010

Ginecologista -

Ir ao ginecologista de vez em quando é fundamental para qualquer garota, para tirar dúvidas, previnir doenças e garantir a saúde.



Muita das vezes a primeira visita ao ginecologista costuma ser motivo de muita fantasia e apreensão para todas nos, ficamos com medo de como agir de como é qe é uma consulta, do qe pode acontecer no consultorio, vou esclarecer algumas dúvidas/medos muito comuns antes da primeira visita ao ginecologista.

A mãe precisa entrar junto na sala de exame?
Não é obrigatório. O próprio médico as vezes pede para menina entrar sozinha, assim ela pode revelar alguma coisa em particular, só para o médico. Mas em relação de quando a garota vai fazer algum exame, é comum ele pedir para mãe entrar, se a paciente tiver menos do 18 anos, o código de etica orienta qe o profissional não faça o exame sozinho.

O que o ginecologista pergunta?
Em geral ele quer saber sobre o seu dia a dia, problemas de saúde qe teve na infância, se há alguma doença na família, como é sua menstruação, se tem namorado ou não e se já iniciou sua vida sexual. O qe pode mudar é o jeito dele perguntar, principalmente se notar qe você esta envergonhada ou com receio de falar sobre certos assuntos. Se sua mãe estiver junto e caso você já tiver transado mas não quer revelar a ela, dê um jeitinho de falar com o médico, é importante qe ele saiba a verdade.

Preciso fazer o exame ginecológico logo na primeira consulta?
Não. Em geral, no primeiro encontro, o médico aproveira para conhecer melhor a garota e tirar dúvidas. É fundamental qe você se sinta à vontade e confie no médico, se perceber qe não rolou, procure outro médico.

Que exame é feito no consultório?
O médico começa por um exame clínico geral e analisa as mamas. Se a garota já tiver iniciado a vida sexual e permitir, o médico realiza o exame ginecológico completo, começando pela parte externa do aparelho genital, a vulva, e fazendo um exame interno. Com luvas descartaveis, o médico coloca o dedo na vagina e a outra mão sobre a barriga para identificar se o útero e os ovários estão bem, avaliar o tamanho e a forma dos órgãos e investigar se a garota sente dor em algum lugar. Depois usa o espéculo (um aparelho), para examinar detalhadamente a vagina e o colo do útero, nessa hora pode ser colhido material para o exame de prevenção do câncer, o papanicolaou.

A garota virgem pode fazer esse tipo de exame?
Se não houver nenhuma queixa, o exame é dispensado.

O ginecologista pode contar para a família se a garota é virgem ou não?
Só se ela quiser. O cófigo de ética diz qe o médico estã proibido de revelar qualquer segredo profissional, aos pais ou responsável, mesmo qe a garota seja menor dde 18 anos.

Não deixe de visitar o ginecologista, lembre-se qe é essa visita é pro seu proprio bem *-*

2 comentários:

  1. MOr to aqui seu blog ta muito legal :D

    ResponderExcluir
  2. obriigadoo por dizerr isso. Voou amanha no ginecologista. Tava com medo. So tenho 12 anos .

    ResponderExcluir